segunda-feira, 14 de abril de 2014

A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA



A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA

A palavra corrupção nasce do Latim corruptio / onis, que significa “quebrar o todo”, jogando no lixo todos os princípios éticos, em troca de favores, vantagens e tráfico de influências. Dante Alighieri a define como: “ a situação em que o “não” se torna “sim”, diante da contrapartida de iminente ou futura vantagem”.
Corrupção tem ligação direta com princípios morais e éticos, onde o individuo vai mostrar os seus padrões de referência através de suas escolhas no “mundo da vida”, podendo aceitar ou não determinada situação.
É comum hoje o Individuo argumentar que o problema da corrupção é o SISTEMA POLITICO que leva toda a sociedade a praticar a corrupção, se esquecendo que o que verdadeiramente forma uma sociedade são pessoas que convivem juntas, responsáveis por suas escolhas diárias naquele meio.
Se quisermos ter um mundo melhor, mais justo, sem corrupção, penso que talvez deveríamos refletir sobre nossas atitudes e escolhas, se simplesmente queremos sobreviver nessa sociedade como está, ou se podemos construir em conjunto com os nossos semelhantes uma sociedade livre deste câncer chamado “corrupção”, mudando nossas práticas diárias de querer tirar vantagem de tudo.
A CORRUPÇÃO POLÍTICA (PÚBLICA)  É UM ESPELHO DA SOCIEDADE, ou seja, DA CORRUPÇÃO INDIVIDUAL PRIVADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário