A marcha das vadias, ou marcha das vagabundas, teve seu inicio em Toronto - Canadá em 03 de abril de 2011, logo após a declaração de um policial que afirmou, durante uma palestra, que o fato de as mulheres se vestirem como "vadias"poderia estimular o estupro. Então, diversas mulheres se reuniram para protestar contra a falsa ideia de que as mulheres que são vitimas de estupro pediram isso pelo seu modo de vestir e se comportar. O movimento ganhou força, e hoje é realizado em diversas partes do mundo.
No Brasil, o movimento ganhou força, sendo essa a segunda edição do movimento que aconteceu em 26/05/2012, realizado em mais de vinte cidades.
A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para o fato de que a culpa da violência e do abuso sexual não é da vitima. "É do abusador e do estuprador" salientou Daniela Montper, uma das organizadoras do evento no Rio de Janeiro. "Quando a sociedade fica julgando a vitima, procurando algum motivo para dizer que ela mereceu (a violência), está tirando a culpa do estuprador, do abusador, e jogando em cima da vítima" acrescentou.
A marcha no Brasil defende outros temas, como o combate a toda forma de violência e abuso sexual contra meninas e mulheres, e prega a diversidade sexual. Outra bandeira dos participantes é a descriminalização do aborto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário