quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA



A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil, segundo pesquisa divulgada, pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc. A situação era pior há dez anos, quando oito mulheres eram espancadas no mesmo intervalo de tempo.

A pesquisa intitulada “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado” foi realizada em 25 estados e entrevistou 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos em agosto de 2010. O resultado final, divulgado pela Agência Estado, foi obtido por meio de uma projeção média para a população total e confirma relatórios já divulgados pelas Nações Unidas, que afirmam que a violência doméstica é a que mais faz vítimas no mundo.

Segundo o levantamento, a Lei Maria da Penha teve impacto na redução das agressões nos últimos anos. Desta forma, os dados mostram que, ao contrário do que se pensa, a violência contra a mulher não é uma mera questão de “brigas de casal”, mas sim umaproblema social que demanda ações e políticas públicas.

Entre os pesquisados, 85% conhecem a lei e 80% aprovam a nova legislação. Mesmo entre os 11% que a criticam, a principal ressalva é ao fato de que consideram que a lei é insuficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário